4 ferramentas gratuitas para a criação de molduras

4 ferramentas gratuitas para a criação de molduras

Por vezes, a terceirização da arte que compõe uma moldura, acaba sendo a saída encontrada por diversos profissionais, que não possuem conhecimento ou ferramentas de criação de arte, como Photoshop ou Illustrator.

Mas sabia que é possível utilizar ferramentas gratuitas para a criação de molduras?

Neste artigo, apresentamos 4 programas que podem ser utilizados nesse processo.

  1. Canva

Uma das ferramentas mais conhecidas no mercado é o Canva, um programa bastante intuitivo, em que é possível criar de forma simples, artes e designs elaborados. 

A ferramenta oferece inúmeros templates prontos, de formas e tamanhos variados, mas é possível criar templates personalizados também.

Uma desvantagem do Canva, é que muitos recursos são pagos e só podem ser utilizados através do ‘Plano Pró’. Além disso, não é possível importar fontes externas para o programa. 

Ainda sim, ele segue sendo uma ótima opção para quem não tem prática com esse tipo de ferramenta. Por ser muito conhecido, é possível encontrar diversos tutoriais de criação de arte no YouTube.

  1. Polotno Studio

Apesar de ser menos conhecido, o Polotno se assemelha bastante ao Canva. É um programa bem simples e intuitivo de se mexer, mas seus designs e elementos são mais simples, além de não ter uma versão em português. Sua maior vantagem é ser uma ferramenta totalmente gratuita, não sendo necessário nem mesmo login para utilização, além de permitir a importação de fontes externas.

É uma ótima opção para quem está começando!

  1. Adobe Express

Anteriormente chamado de Adobe Spark, o atual Adobe Express, assim como as outras ferramentas apresentadas neste artigo, é simples e intuitivo. O programa também disponibiliza diversos templates, e conta com uma biblioteca extensa de fotos e elementos, mesmo para usuários do modo grátis. Seu maior diferencial é que suas fontes são as mesmas utilizadas em outros aplicativos pagos da Adobe, como o próprio Photoshop. Nele é possível importar fontes externas, mas apenas no plano pago.

  1. Figma

De todas as ferramentas apresentadas, a Figma é a mais complexa. O programa se assemelha muito ao Photoshop, mas com um diferencial, é totalmente gratuito. Dentro dele há a possibilidade de criar designs do 0 e fazer artes totalmente personalizadas. Aqueles que estão começando podem ter uma certa dificuldade com esse programa, por ele não ser tão intuitivo como os outros, mas ainda sim, é uma ótima ferramenta para quem deseja aprender a fazer artes mais elaboradas. 

Gostou? Siga nosso Instagram (@fottorama) para acompanhar mais dicas e sugestões.