6 passos para abrir uma empresa de foto lembrança

6 passos para abrir uma empresa de foto lembrança

Se chegou até aqui, provavelmente trabalha ou pretende trabalhar com foto lembrança. Além disso, já deve saber que equipamentos como espelho mágico, totens e cabines fotográficas para eventos se tornaram um must-have para os produtores mais antenados com as novidades do mercado. Além das fotos tiradas durante o evento se tornarem a própria lembrancinha exclusiva que os convidados podem levar para casa, ainda podem dar suporte para uma série de ações interativas nas redes sociais. Está pensando em abrir uma empresa neste ramo? Confira as dicas de uma quem atuou por 4 anos no segmento de locação destes equipamentos.

1. Escolha com qual equipamento quer trabalhar

O objetivo é um só, mas os equipamentos podem variar bastante. Para prestar o serviço de foto lembrança em sua região, faça uma análise das opções disponíveis e veja qual se encaixa melhor no tipo de operação que quer oferecer.

Os totens de foto são máquinas mais compactas e, portanto, de fácil locomoção. Dependendo do seu projeto ou de onde comprou o seu, é provável que caiba no porta-malas de um carro popular. A montagem e desmontagem também é simples. Esta é a opção mais viável caso queira chegar a um preço baixo para seu cliente.

As cabines fotográficas estão na origem das primeiras máquinas de foto lembrança e, ainda hoje, são muito queridas pelo público devido à privacidade que proporciona aos que estão em seu interior. Sai cada careta! Seu transporte e montagem acabam sendo mais complicados e valerá a pena cobrar um pouco mais para que o trabalho valha a pena.

A mais recente novidade são os espelhos mágicos, que chegaram ao Brasil e já tem adeptos. Diferentemente de totens e cabines, o convidado vê seu reflexo em um espelho e não em um display. Algumas animações também dão um toque especial, mas, assim como a cabine, tem um operacional mais complexo. No caso dos espelhos, o fator preço também influencia, pois sua construção ou compra ainda pode ser um pouco salgada.

2. Teste e contrate o software de foto lembrança

Além do equipamento, dê bastante atenção à escolha do software de foto lembrança que usará em sua cabine de fotos, em seu totem fotográfico ou em seu espelho mágico. O sistema é o cérebro da máquina e, como principais qualidades, precisa ser rápido, de fácil utilização e com a robustez para rodar com segurança durante todo um evento.

Neste item, aproveitando o espaço, tenho que sugerir que ao menos faça o teste do Photo, o software do Fottorama perfeito para equipamentos de foto lembrança. Por ser uma empresa essencialmente focada em tecnologia, ele é desenvolvido e constantemente aprimorado internamente, por nossa equipe de programadores.

telas

Existem opções de sistemas estrangeiros que acabam sendo usados no Brasil, mas eles não oferecem suporte – muito menos em Português – e acabam tendo muitas funcionalidades desnecessárias para o nosso mercado, o que mais atrapalha que ajuda aqueles em início de operação.

De todo modo, independentemente do sistema escolhido, o essencial é que faça um teste e verifique que o software para cabine de fotos e outros equipamentos que utilizará possui os recursos mais relevantes para você. No caso do Fottorama, você pode baixar agora mesmo a última versão e experimentá-lo gratuitamente.

3. Defina seu raio de atuação

Em um país de tamanhas proporções como o Brasil, fica difícil pensar em uma empresa que preste serviço em eventos e que consiga cobrir toda sua extensão. Sobretudo no início de sua operação, concentre-se em uma região bem definida, na qual tenha condições de atuar.

raio

Um raio sugerido é de 150 km. Cidades além deste limite acabam recebendo orçamentos muito superiores aos valores dos prestadores locais e seu preço deixa de ser competitivo. Isso ocorre por causa de altos gastos com transporte, hospedagem e outros custos que acabam incidindo.

Já em cidades próximas seu atendimento pode ser mais pessoal, permitindo que os possíveis clientes visitem sua empresa e tomem a decisão de compra falando diretamente com sua equipe. Estar dentro de raio de atuação é como jogar em casa: você tem tudo para ganhar.

4. Calcule seus custos e defina seu orçamento

Como em todo ramo, não há negócio se não houver lucro. O lucro, como se sabe, é obtido ao se subtrair as despesas das receitas. Seu preço de venda determinará quanto o cliente pagará a você e deverá estar claro em seu orçamento. Suas despesas precisarão ser detalhadamente levantadas e determinarão sua margem.

No início da operação, enquanto constrói seu nome, tente manter baixas suas despesas fixas. Elas contemplam gastos que, independentemente do seu faturamento, ocorrerão todo mês. Contas como luz, água e aluguel estão entre elas. Quanto mais puder economizar no início, melhor. Novos gastos virão com seu crescimento e, assim, manterá suas finanças saudáveis.

Como em toda prestação de serviço, as despesas variáveis talvez sejam ainda mais delicadas. São aqueles gastos que precisam ser feitos para que o serviço seja entregue. Ao abrir uma empresa de foto lembrança, terá que pagar papel fotográfico, ribbon de impressão, transporte (ida e volta), remuneração da pessoa ou equipe que trabalhou, além de gastos como impostos, comissões comerciais e outros.

Já acabaram as despesas, né? Infelizmente, não. Existem ainda os investimentos iniciais que toda abertura de empresa precisa considerar. Ou pensou que abriria seu negócio de foto lembrança sem uma cabine, uma impressora e um espaço mobiliado para receber seus clientes? Pois é. Tudo isso e outros mais que forem importantes para sua decolagem como empreendedor entram na conta. E, a cada contrato fechado, esse custo é amortizado, ou seja, reduzido devido à sua distribuição entre mais e mais serviços que prestou.

Crédito: Caminho Crítico
Crédito: Caminho Crítico

Faça uma planilha com as despesas e defina, assim, seu preço de venda. Caso ofereça diferentes planos, monte seu orçamento de maneira organizada, garantindo que o valor pago pelo cliente quitará todos os gastos e lhe proporcionará a margem de lucro esperada.

5. Crie e Divulgue sua marca

Criar uma empresa de foto lembrança requer uma dose extra de criatividade, pricipalmente na escolha do nome e logotipo. Pense que precisa se destacar em meio a outros concorrentes e a boa notícia é: nem todos se preocupam com isso.

Tendo uma identidade, garanta seus “espaços virtuais” mais importantes, como domínio do site (www.nomedaempresa.com.br), fanpage do Facebook (www.facebook.com/nomedaempresa), e perfil no Instagram (@nomedaempresa). Caso o nome exatamente igual ao escolhido já tenha sido registrado, pense em algo próximo e que não descaracterize o nome que quer fortalecer.

Crédito: Gina Prince
Crédito: Gina Prince

Sabendo o que faz e como se apresenta, é hora de se divulgar. Cuide do seu marketing com cuidado para que atraia o interesse de potenciais clientes. Como primeiro passo, tente criar parcerias locais com outros fornecedores que trabalham com eventos. A referência é e sempre será sua maior aliada. Paralelamente a isso, invista em publicidade online usando plataformas como Google AdWords e Facebook Ads. E não se esqueça de manter um blog para espalhar seu conhecimento, ajudar seu público-alvo e, assim, tornar seu trabalho conhecido.

6. Preste o serviço com perfeição

Por mim, mas não menos importante, preste seu serviço com perfeição. É uma dica óbvia, eu sei, mas muitas empresas de foto lembrança não a encaram com a devida importância. Pelo que vejo, isso ocorre por não olharem o serviço em suas etapas pré, durante e pós.

Focar nas 4 ou 6 horas de interação com os convidados e impressão de fotos não basta. O cliente tem que receber um atendimento exemplar antes do grande dia. Após a festa, comunique-se em tom de agradecimento e buscando obter seu feedback.

Processos bem estabelecidos em cada uma destas etapas o destacarão em qualquer mercado, por mais competitivo que ele seja. Alguns investimentos trazem retornos em prazos maiores, mas, certamente, são os mais difíceis de serem copiados.

Crédito: Campus Logic
Crédito: Campus Logic

As dicas dadas até aqui foram baseadas em anos que o Fottorama teve de experiência no segmento de locação de totens fotográficos. Por ser uma empresa de tecnologia, nosso foco, agora, está em construir continuamente o melhor software para cabine de fotos, totens de fotos e espelhos. Espero que as dicas tenham ajudado e, caso se interesse em testar nossa plataforma, basta entrar em contato conosco.