Daminhas e pajens – o encanto de todo casamento
Em um dia tão emocionante quanto o seu casamento, é muito especial ter por perto pessoas queridas. Amigos, familiares e, é claro, pequenos convidados trazem mais vida para esse momento.
Se você tem crianças na família, ou seus amigos mais próximos já tem filhos, você provavelmente pensou em chamá-los para assumir um papel de destaque na cerimônia, levando as alianças, espalhando pétalas de rosas pelo caminho ou apenas para anunciar a entrada da noiva.
As dúvidas mais comum nesse momento são em relação à idade das crianças e quantas daminhas e pajens devem ser convidados. Sobre a idade, há um consenso de que crianças muito pequenas não devem ser damas ou pajens, porque é pouco provável que elas caminhem até o altar. Se você realmente fizer questão, chame uma criança um pouco maior, que possa conduzir a menor pelo corredor.
Não há um número mínimo ou máximo de crianças, apenas observe o tamanho da igreja e se você poderá pagar pelos trajes de todos.
O adereço que a criança vai carregar também é importante. Uma ideia que tem se tornado bastante popular entre as noivas são as plaquinhas com frases divertidas para os pequenos carregarem. Outras opções fofas são bonequinhas personalizadas como a daminha ou buquês de guloseimas, como balas e doces sortidos.
Converse com a criança sobre a importância do evento e de como a presença dela é importante. Se as crianças forem pequenas para entender como devem se comportar, é importante ter um brinquedo (boneca ou ursinho de pelúcia), para mantê-los discretamente entretidos durante a cerimônia.