Pokémon GO e suas lições de marketing para eventos

Pokémon GO e suas lições de marketing para eventos

Não importa se você é ou não o público-alvo do Pokémon Go, foi impossível não ter sido impactado pelo lançamento do jogo no Brasil neste ano de 2016. E muito se engana quem, desavisado, achou que o game fosse virar apenas uma febre para as crianças: nas redes sociais e na internet só se via adultos desesperados aguardando o seu lançamento. Na matéria de hoje vamos falar das 5 lições principais que os produtores de eventos podem aprender com o Pokémon Go!

1. Gamification funciona!

Gamification é o nome que damos para sistemas, redes ou jogos que utilizam de mecanismos de pontuação e evolução conforme o desempenho do participante. Afinal, que tipo de jogo é mais eficiente: aquele que você só repete os mesmos desafios, ou aquele que você sobe de fase, ganha pontos, estrelas e brindes com o passar do tempo?

Diversas tecnologias que, teoricamente, não possuem nenhuma relação com jogos, utilizam de gamification para motivar seus usuários. O Waze, famoso aplicativo com GPS que ajuda você a fugir do trânsito, faz o avatar evoluir como consequência dos alertas que você emite de trânsito, perigos e obras, por exemplo.

Estabelecimentos de comidas e bebidas estão usando um software que registra o CPF do cliente a cada visita na loja ou restaurante. Conforme ele vai gastando, vai acumulando pontos, que podem ser trocados por produtos ou serviços ou mesmo acesso à lista VIP do local.

A conclusão? Recompensa é muito gratificante e estimula os participantes a interagirem cada vez mais com a sua marca. Como você pode recompensar os mais fiéis clientes dos seus eventos?

2. Promoção e divulgação bem pensadas geram buzz na medida

O Pokemón Go se tornou um fenômeno no Brasil antes mesmo de ser lançado por aqui. O motivo? O buzz gerado na internet por meio das redes sociais. Conforme as pessoas foram sabendo do jogo, ficavam ansiosas para fazer o download e, quando o testavam, inundavam as redes sociais com suas opiniões e críticas.

A lição que aprendemos: deixe as pessoas curiosas e ansiosas com o lançamento do seu evento e elas compartilharão seus sentimentos nas redes sociais. Aos poucos, todos vão querer ficar sabendo que raios de evento é esse que seus amigos tanto comentam, e assim a notícia se espalha como que por passe de mágica.

3. Realidade aumentada

A tecnologia não está apenas na palma da nossa mão. Queremos usá-la para ler o mundo de forma diferente! E é importante que pensemos formas de envolver o nosso público durante o evento por meio dela. Saem na frente produtores de eventos que conseguem construir experiências virtuais para sua audiência. Aplicativos especialmente desenvolvidos para o seu evento, por exemplo, são uma excelente forma de proporcionar ao seu público uma experiência única!

4. Nostalgia mexe com as pessoas

A estratégia do Pokemón Go foi fantástica: embora a franquia tenha impactado apenas crianças no seu modelo original, a ideia do novo game não era apenas falar com o público infantil de hoje, mas com os adultos que foram aquelas crianças lá atrás. A nostalgia mexe muito com as pessoas, principalmente quando lembramos de nossas marcas e personagens prediletos da infância.

Muitas casas noturnas estão investindo em máquinas de fliperama e até pinball no meio da balada. As festas com músicas dos anos 90 já viraram febre, passando à frente das dos anos 80. Alguns trintões estão inclusive voltando a comemorar seus aniversários em buffets infantis, isso sem falar nas festas à fantasia, que continuam em alta em qualquer época.

5. As redes sociais não estão saindo de moda

E muito pelo contrário! Nós somos sociais e gostamos de ser sociais. Por isso é importante que o produtor mapeie todas as possíveis interações com as redes sociais durante o seu evento. Estimule seus usuários a postar fotos com os ingressos no Facebook e usar as hashtags do evento para postar as fotos durante a noite. Que tal montar um totem para fotos logo na entrada da festa, com direito a back drop com o nome dos patrocinadores?

O totem de fotos tem se tornado um dos grande atrativos para produtores que querem que as fotos do seu evento sejam divulgadas nas redes sociais e, ao mesmo tempo, procuram formas criativas de dar mimos para seus participantes.

Além do totem de foto, uma outra opção é bastante interativa: a impressão de fotos publicadas pelo público do seu evento no Instagram como brindes! A tecnologia por trás disso é simples: você divulga para seus convidados a hashtag oficial do evento e, com a ajuda de um software especializado, rastreia essas imagens e consegue imprimi-las em tempo real.

Quer saber mais sobre o totem de fotos e o software de impressão de fotos diretamente do Instagram? Confira que a Fottorama tem para o seu evento aqui.